quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Plano de Ensino e Aprendizagem da Disciplina Controle de Constitucionalidade e Processo Constitucional

 

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE FORMAÇÃO

P3 - Perfil de egresso reflexivo e crítico para a adequada argumentação e interpretação dos fenômenos jurídicos, culturais, políticos e sociais externos e internos (Portaria ENADE 443/2018, art. 5º, II).

 

- Competências que contribui:

C5 - Interpretar e aplicar as normas (princípios e regras) do sistema jurídico nacional, em observância à experiência estrangeira e comparada, de modo a possibilitar a articulação com o conhecimento teórico e resolução de problemas (DCN 5/2018);

C9 – Adquirir a capacidade de desenvolver técnicas de raciocínio e de argumentação jurídicas com o objetivo de propor soluções e decidir questões no âmbito do Direito (DCN 5/2018);

C13 – Compreender a hermenêutica e os métodos interpretativos, com a necessária capacidade de pesquisa e da utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito (DCN 5/2018).


"Título VIII   
Da Ordem Social

Capítulo III   
Da Educação, da Cultura e do Desporto

Seção I   
Da Educação

 

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho."



1. EMENTA

A Constituição Federal e o processo constitucional no Estado Democrático de Direito. O Supremo Tribunal Federal e a Jurisdição Constitucional. Controle de constitucionalidade: espécies. Ações Diretas de Inconstitucionalidade. Ação Declaratória de Constitucionalidade. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental. Writs constitucionais. Habeas corpus. Habeas data. Mandado de Segurança. Mandado de Injunção.  Ação Civil Pública.

 

2. OBJETIVO

Proporcionar ao discente a visualização do controle de constitucionalidade e do processo constitucional, através do estudo da legislação, jurisprudência, doutrina, e demais fontes do Direito Constitucional.

 

3. COMPETÊNCIAS (Dominar, aplicar e problematizar)

3.1. Ampliação do senso jurídico ético-profissional;

3.2. Aprofundamento do raciocínio lógico e jurídico;

3.3. Facilidade de encontrar soluções;

3.4. Desenvolvimento de capacidade de atuação individual ou coletiva;

3.5. Aperfeiçoamento no uso de tecnologias.


Processo Pedagógico

Abordagem didática construtivista, diferente  da diretiva  (positivista), e da não diretiva (anarquia)


Características da abordagem construtivista
Sistematizada por Piaget e Paulo Freire
Objetiva a construção coletiva do saber
Respeita a individualidade no processo de conhecimento
Respeita o acúmulo intelectual dos milênios

 

4. DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO DE ENSINO


4.1 SABERES POR UNIDADE DE ENSINO (conceitos-chave e conteúdo)

UNIDADE I

Conceito-Chave 1: Controle de constitucionalidade

Subsaberes: Espécies de controle de constitucionalidade e ações constitucionais.

UNIDADE II

Conceito-Chave 2: Remédios constitucionais.

Subsaberes: Habeas Corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção.


 

4.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O curso será ministrado com aulas expositivas e uso de metodologias ativas, com incentivo à participação dos acadêmicos, com a utilização de fatos do cotidiano que necessitem do conteúdo abordado para a sua compreensão, de modo a desenvolver o discurso, o diálogo e o desenvolvimento do processo constitucional;

Poderão ser realizados trabalhos individuais ou em grupos, com base em pesquisas, como também a utilização de sítios eletrônicos na rede mundial de computadores, vídeos, textos apostilados, jornais e revistas especializados.


HABERMAS

TEORIA DA RAZÃO COMUNICATIVA conforme HABERMAS

- Forma emancipada da experiência e despreocupada do atuar
- Proibição de limitação alguma acerca de participantes
- Toda pretensão de “validade” pode e deve ser problematizada e submetida à contrastação
- Não se exerce coação alguma que não seja a do melhor argumento, por conseguinte, fica excluído todo outro motivo que não consista na busca cooperativa da verdade.


Conclusão:
LEGITIMIDADE = CONDIÇÕES IDEAIS DE COMUNICAÇÃO

 

4.3. PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação compreenderá o sistema de provas que conterão questões subjetivas e objetivas, com questões práticas que demandem do aluno raciocínio lógico e coesão textual. Compreenderá, também, a realização de uma medida de eficiência em cada unidade, que consistirá em uma nota de até 20% de trabalhos, seminários, visitas técnicas, enfim, de demais atividades coletivas ou individuais.


Teoria do Conhecimento

“O que percebemos pelos sentidos é apenas a representação da realidade, mas não a sua essência. A realidade das coisas, no entanto, está na sua essência. O conhecimento, portanto, é a relação entre sujeito cognoscente e objeto cognoscível, em que o sujeito cognoscente percebe conscientemente o objeto cognoscível, influenciando-se, mutuamente, todavia. O sujeito influencia o objeto porque utiliza os sentidos, que são falíveis, bem como devido a suas pré-noções (ideologias, preconceitos)”.  

 

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

5.1 BÁSICA

- BARROSO, Luís Roberto. O controle de constitucionalidade no direito brasilieiro. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2020.

- MORAES, Alexandre de. Curso de Direito Constitucional. 36 ed. São Paulo: Atlas, 2020.

- BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 34 ed. São Paulo: Malheiros, 2019.

 

5.2 COMPLEMENTAR

- LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 24 ed. São Paulo: Saraiva. 2020.

- TAVARES, Andrá Ramos. Curso de Direito Constitucional. 18 ed. São Paulo: Saraiva. 2020.

- SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 43 ed. São Paulo: Malheiros, JusPODIVM, 2020.

 

 

ACESSO VIRTUAL

Blog do Professor Marcos Roberto Gentil Monteiro www.mrgmuniversidadeaberta.blogspot.com


Ler e refletir sobre o texto


https://jus.com.br/artigos/24535/a-construcao-do-processo-constitucional-brasileiro-uma-visao-critica#:~:text=A%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20processo%20constitucional%20brasileiro%3A%20uma%20vis%C3%A3o%20cr%C3%ADtica,-Renata%20Silva%20Ferro&text=%C3%89%20fundamental%20que%20a%20sociedade,se%20esvazie%20numa%20burocracia%20mec%C3%A2nica.

 

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