quinta-feira, 23 de julho de 2020

ESDRAS

1. Nome - intitulado com o nome de seu principal personagem, formava, em sua origem, juntamente com Crônicas dos Reis e Neemias, uma só obra; Flávio Josefo, historiador que viveu entre 37 e 100 d.C., bem como o Talmude (o mais tradicional e respeitado comentário rabínico a respeito das Escrituras), e a Septuaginta, LXX (a mais antiga tradução do AT para o idioma grego) referem-se ao livro de Esdras, que também continha Neemias.  Orígenes, egípcio de Alexandria, que viveu entre 185 e 253 d.C., cristão filósofo, foi o primeiro teólogo e comentarista a fazer separação entre Esdras e Neemias, opção posteriormente adotada pela Vulgata latina (390-405 d.C.), a primeira tradução da Bíblia para o latim, a partir dos manuscritos em hebraico, aramaico e grego, conforme denominou Jerônimo, seu principal biblista e tradutor, e pela tradução realizada por 50 eruditos das principais universidades inglesas sob a liderança do Rei Tiago, ou King James, em 1611, bem como para as sucessivas edições da Bíblia Hebraica, após o manuscrito hebraico de 1448;

2. Autor - Esdras, sacerdote, zeloso guardião da Lei, torna-se o grande reformador religioso do povo judeu;

3. Data - entre 456 a.C. (ESDRAS 10. 17-44) e ano 444 a.C.;

4. Contexto - continuação da História de Israel narrada em 2 Crônicas, o livro relata o retorno do povo a Judá, e a reconstrução do Templo, base do seu restabelecimento na terra que DEUS prometera, apesar das muitas lutas e obstáculos;

5. Propósito - o livro registra o cumprimento da promessa divina de restaurar o povo de Israel em sua terra após 70 anos de cativeiro na Babilônia (JEREMIAS 25. 11), que somente foi possível porque DEUS convenceu três imperadores persas: Ciro, Dario e Ataxerxes, e usou líderes judeus como Zorobabel, Josué, Ageu, Zacarias e Esdras.  Ciro conquistou a importante cidade da Babilônia em 539 a.C., no mês de outubro, e consoante a sua política de promover o retorno dos povos subjugados às suas terras de origem, promulgou em 538 a.C. um decreto que autorizava os judeus a retornarem à Jerusalém, sob a liderança de Zorobabel;

6. Conteúdo - ESDRAS 1 a 6 registra o retorno dos judeus exilados na Babilônia, e a construção dos alicerces do templo; nos capítulos 7 a 10 há a narração do emocionante retorno de Esdras à Jerusalém, sob a permissão e favor do Rei Ataxerxes, no escopo de proceder ao reavivamento espiritual de seu povo;

7. Exigência do processo de santificação - a falta de mulheres judias provocou o casamento de muitos homens judeus, inclusive líderes, a esquecer a exigência da pureza do casamento orientada por DEUS (2 CORÍNTIOS 6. 14-18), de modo que o reavivamento espiritual dirigido por DEUS exigiu, de início, a renovação da vida religiosa e moral do povo judeu (ESDRAS 9. 1 - 10.44), o que nos exorta à separação do mundo enquanto pré requisito para a aliança com o Pai.


BIBLIOGRAFIA


Guia Cristão de Leitura da Bíblia. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2013.


Bíblia King James Atualizada (KJA). 2 ed. São Paulo: SBIA, Abba press, bvbooks, 2012.


VINE, W. E. Dicionário VINE. 1. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2016.

Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (ARA). 2. ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.

GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. 1. ed. 19. reimp. São Paulo: Vida, 2005.


Bíblia Sagrada Boas Novas (NVI). 1. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2014.

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