terça-feira, 25 de dezembro de 2018

LEVÍTICO

1. Significado - em hebraico Vaykrá - "o SENHOR convocou" (LEV 1. 1 - primeira palavra do texto hebraico), boa parte de seu conteúdo se refere ao trabalho dos levitas e dos sacerdotes que servem na adoração, motivo pelo qual o seu nome em Português deriva da Septuaginta (a mais antiga tradução grega do AT, LXX d.C.)

2. Autor - Moisés, autor do Pentateuco (LEV 4. 1; 6. 1; 8. 1; 12. 1) - JESUS atestou a autoria mosaica - MAR 1. 440-44, em relação a LEV 13. 47-49;


3. Data - provavelmente foi escrito durante a errância no deserto (1446 -1406 a.C.), embora posteriormente podem ter sido feitas edições no texto;



4. Após aliançar-se com o ser humano (GÊN 1. 26-30), e com a família (GÊN 2. 18-24), o DEUS santo de Israel aliançou-se com o seu povo, primeiro através de Abraão (GÊN 12. 1-3), e posteriormente através de Moisés (ÊXO 24. 1-8) - DEUS fez de Israel seu "povo santo" - ÊXO 19. 6, e instruiu-o a construir um Tabernáculo (ÊXO 35. 5 - 39). No livro de LEVÍTICO, DEUS fornece leis para regulamentar a adoração no Tabernáculo, bem como descreve o estilo de vida santa que o seu povo deve seguir - exigência que permanece (1 COR 6. 9-20; 1 PED 1. 13-2.12) - detalhes em "A essência da santidade", ministração do Pastor Albert em 09/12/2018, assim como DEUS instrui o seu povo acerca da organização do governo e das forças militares de Israel - essas instruções foram transmitidas durante o ano em que o povo de Israel ficou acampado no Monte Sinai;



5. DEUS orienta o seu povo a respeito do sistema de sacrifícios, através do qual será mantida ou restaurada a comunhão com Ele, que se diferenciava das outras religiões, em que os sacrifícios eram presentes das pessoas para os deuses, mas presentes de DEUS para elas (LEV 17. 11); Adão e Eva tentaram esconder o pecado (GÊN 3. 7-11), mas o sacrifício tornava-o público: 1. Oferta queimada (LEV 1 - expressa devoção a DEUS - 1. 1-2 - oferta é uma atitude espontânea e voluntária do coração de cada pessoa, que de mão própria matava o sacrifício, para ressaltar que "o salário do pecado é a morte" (LEV 1. 3-5; ROM 6. 23), em agradecimento às inúmeras e incalculáveis bênçãos e favores que recebe diariamente de DEUS por toda a eternidade; o tema principal do LEVÍTICO é a santidade - purificação do ser humano para adorar a DEUS através do cumprimento de leis e de regulamentos para os sacerdotes - LEV 6. 8-13 - o primeiro fogo que acendeu a lenha do sacrifício depois da consagração formal de Arão como sacerdote, foi ateado pelo próprio DEUS (LEV 9. 24), posto que um sacrifício pode ser feito por um ser humano, mas somente a graça de DEUS torna-o aceitável e o consome, de modo a transformá-lo em ato de expiação (LEV 1. 4; 4. 20), cobertura pelo pecado, pois somente após os pecados cobertos podemos nos aproximar de DEUS e sermos "um" com Ele (JOÃO 17. 21); nenhum fogo feito pelo homem era permitido no Altar de DEUS, razão pela qual os sacerdotes conservavam sempre acesa a chama proveniente de DEUS; Nadabe e Abiú foram punidos com a morte (LEV 10. 1-3) - o rigor na condenação de DEUS é a mesma que vitimou Ananias e Safira (ATOS  5. 1-11), porquanto uma nova era estava a ser inaugurada por DEUS, bem como em relação a Acã (JOSUÉ 6. 16-7), Uzá (2 SAM 6. 1-7) - precisamos nos conscientizar de que o SENHOR é DEUS, cujos pensamentos são mais elevados (ISA 55. 8-11); 2. Oferta de manjares - expressa gratidão pela provisão de DEUS - LEV 2. 1-3; 6. 14-18; 3. Oferta de paz e comunhão - reestabelece a aliança entre o adorador e DEUS, ou entre o adorador e os outros (LEV 3. 1-5; LEV 7. 11-21); 4. Oferta pelo pecado - objetiva cobrir o pecado involuntário - LEV 4. 1-2 - se a Lei exige uma expiação pelos pecados cometidos sem o devido discernimento, em ignorância, revela que o desconhecimento não é desculpa para a violação à Palavra de DEUS (2 TIM 2. 15); regulamento para os sacerdotes - LEV 6. 24-30; 5. Sacrifício de reparação - LEV 5. 14-6. 7; 7. 1-6;

6
. Trabalhavam no serviço do Tabernáculo os sacerdotes, descendentes de Arão (NÚM 3. 10), cuja qualificação e características encontram-se em LEV 8. 1- 9. 24, e os levitas que os auxiliavam (NÚM 3. 5-9), que eram mediadores entre DEUS santo e o povo pecador; atualmente, somente CRISTO é o nosso Sumo Sacerdote (HEB 2. 17); todos os cristãos somos sacerdotes (1 PED 2. 4-10);


7. Os sacrifícios sempre eram de animais (LEV 1. 2; 4. 3) - em substituição ao ser humano através da imposição de mãos (LEV 1. 4) - machos (LEV 1. 3; 4. 3), mais valiosos em decorrência de seu potencial de reprodução, sem defeito (LEV 1. 3; 4. 3), de modo a simbolizar a perfeição de DEUS; a insuficiência desses sacrifícios era demonstrada através do Dia do Perdão (LEV 16. 1-2, 29-34), oportunidade em que era feita propiciação pelos pecados da Nação, oportunidade em que o sumo sacerdote matava um bode, aspergindo seu sangue sobre a arca no lugar santíssimo (onde só entrava uma vez por ano) e, após, impunha as mãos sobre o segundo bode, confessando os pecados do povo e enviando o bode para o deserto, de modo que pela aspersão e envio do bode era declarada a certeza do perdão de DEUS (LEV 16. 3-28);

8. A necessidade de ser santo era ainda mais destacada através da exclusão de tudo que fosse impuro ou imperfeito da presença de DEUS (LEV 11-15); JESUS nos purifica - HEB 9. 11-14;

9. A vida do povo de Israel deveria refletir a sua santidade, de modo que fossem vistos diferentes dos demais, seja no relacionamento sexual (LEV 18), na relação com o pobre (LEV 19. 9-10) - rejeição à divulgação de mexericos (LEV 19. 16; TIA 1. 26) - o diabo depende da legalidade do ser humano para agir - 1 JOÃO 5. 18; proibição  à prática de adivinhação e feitiçaria, e à consulta aos mortos e videntes - LEV 19. 26, 31; no respeito aos idosos e ao estrangeiro (LEV 19. 32-34); na honestidade dos negócios (LEV 19. 35-36), no cuidado com a terra (LEV 25. 1-7); nenhuma área da vida estava imune ao dever de santidade, pois todas deveriam expressar o mandamento do amor ao próximo (LEV 19. 18).


BIBLIOGRAFIA

Guia Cristão de Leitura da Bíblia. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD. 2013.
Bíblia King James Atualizada (KJA). 2 ed. São Paulo: SBIA, Abba press, bvbooks, 2012.
VINE, W. E. Dicionário VINE. 1. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2016.
Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (ARA). 2. ed. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.
GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. 1. ed. 19. reimp. São Paulo: Vida, 2005.
Bíblia Sagrada Boas Novas (NVI). 1. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2014.

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