sexta-feira, 9 de junho de 2017

Como identificar um verdadeiro cristão


                  Nosso Deus nos ama de tal maneira que nos criou à tua “imagem e semelhança” (GÊNESIS 1. 26a): “Então Deus determinou: Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança” (GÊNESIS 1. 26a, KJA); e anseia, após o sacrifício de Cristo na cruz - ”Está consumado!” (JOÃO 19. 30, NVI) – que sejamos todos seus imitadores, como muito bem coloca Paulo: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (1 CORÍNTIOS 11. 1, NVI).  Esse, precisamente, o nosso papel, retornar à comunhão perfeita com o nosso amado Pai: “O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.” (GÊNESIS 2. 25, NVI).

                  

                        Para cumprirmos nosso propósito em Deus: “e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” (Grifo nosso; GÊNESIS 1. 26c, ACF) precisamos andar com Deus, e não se esconder dele, como ainda hoje fazemos (a começar de mim): “Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância e disseram à Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco para que não morramos.” (Grifo nosso; ÊXODO 20. 18, NVI); “Não és tu também, um dos discípulos dele?” Pedro nega dizendo: “Não, eu não sou!” (JOÃO 18. 25b); “Eis que estou à porta e bato” (APOCALIPSE 3. 20a, KJA).



                        Para nos aproximarmos de Deus, e vivermos imitando a Cristo, precisamos conhecê-lo, a partir de tua Palavra, que inclusive nos criou (ninguém nos conhece melhor), razão pela qual necessitamos desenvolver intimidade com Deus: “Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Grifo nosso; MATEUS 6. 6, KJA).



                       Na atual conjuntura de uma sociedade capitalista globalizada, que persegue o bezerro de ouro (ÊXODO 32. 1-4), com sacerdotes a pedir ouro (ÊXODO 32. 2), precisamos desenvolver uma rotina diária de estudo da Palavra de Deus e de oração, a fim de que possamos conhecer e imitar Cristo, de modo que todos vejam a luz dele em nós (ÊXODO 34. 35).  Em consequência, precisamos dedicar tempo ao SENHOR, a fim de que, de fato, sejamos reconhecidos como verdadeiros cristãos: “Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.” (MATEUS 4. 4, KJA).  Somente na Palavra de Deus obtemos o caminho para a libertação deste “sistema mundial em trevas” (EFÉSIOS 6. 12), até o momento em que Cristo retornará para nos buscar para vivermos para sempre com Ele na Nova Jerusalém: “Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade pelas portas.” (Grifo nosso; APO 22. 14a, KJA).

                      

  



             

BIBLIOGRAFIA



A BÍBLIA SAGRADA, traduzida em Português por JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA, edição corrigida e revisada, fiel ao texto original. Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil: São Paulo, 2011.



BÍBLIA KING JAMES ATUALIZADA (KJA): Tradução dos manuscritos nas línguas originais do Tanakh (Bíblia Hebraica), e o B´rit Hadashah (Novum Testamentum Graece), de acordo com o estilo clássico, majestoso e reverente da Bíblia King James (Authorized Version), de 1611.  Tradução e revisão permanente a cargo do Comitê Internacional de Tradução da Bíblia King James para a língua portuguesa, sob a direção da Sociedade Bíblica Ibero-Americana & Abba Press no Brasil. Abba Press: São Paulo, 2012.



BÍBLIA SAGRADA Vida Melhor. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2014.



Vida Cristã Vitoriosa. Rio de Janeiro: Editora Central Gospel, 2010.